terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em homenagem ao Dia da Árvore, aprenda como plantar !!

1º passo: Escolha da muda
Antes de plantar sua muda, é importante saber qual o melhor local para ela, já que algumas espécies precisam de sol outras de sombra, algumas de umidade e outras de um solo árido. Escolha uma mudinha e veja qual seu habitat favorito

2º passo: Local

Para começar, precisamos escolher um lugar seguro para sua árvore crescer muito bem, com espaço para
sua copa, longe de casas e fiação elétrica. Jardins, parques e praças são lugares perfeitos. Nesses lugares, o solo é mais rico em nutrientes.


3º passo: Fazendo o buraco

Vamos fazer um buraco de mais ou menos meio metro de profundidade. Se formos plantar mais de uma árvore, temos que dar uma distância de no mínimo três metros entre elas, certo? Assim sua copa terá bastante espaço para crescer.

4º passo: Plantio

Toda muda vem dentro de um saco plástico, vamos retirá-lo com cuidado para não desmanchar o torrão. Colocamos a muda no buraco e vamos cobrir de terra até a superfície. A muda precisa estar no nível do chão e bem retinha. Não podemos cobrir seu caule, tudo bem?
 


5º passo: Vala para água

Em volta da muda, vamos fazer uma vala em círculo. Esta vala vai ajudar a muda a captar água da chuva. Vamos agora regar bastante, mas não encharcá-la!

6º passo: Cuidados

Se sua muda estiver um pouco tombada, vale colocar uma estaca de madeira ao seu lado e amarrá-la com linha ou barbante, assim ela tem um apoio para crescer bem. Quando o tempo estiver seco, vamos regá-la a cada quatro dias, certo?


7º passo: Prontinho!

Nossa muda está pronta para crescer e se tornar uma linda árvore. Nossa amiga para o pic do pega-a-pega, para o esconderijo do esconde-esconde ou para um cochilo no meio da tarde. Boa plantação, pessoal!

Pessoal o passo a passo está ai, agora é só por em prática!! vamos lá plantar as mudas de árvores no dia 02/10 no campus do UFRN, ao lado da Capela, próximo do Anfiteatro da UFRN !!!
Esse projeto é de TODOS NÓS... venha você também participar !!!
lembrando que alem de plantar... você deve cuidar sempre !!


Editado e postado por: Eduardo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário